PLAGIADORES DESTE SITE
O uso dos materiais publicados neste site é livre. Pedimos apenas que todos respeitem a ética acadêmica de citar a fonte, nome do autor e dar o endereço do site, para que outros possam também explorá-lo e se beneficiar, bem como ter acesso às atualizações e complementações que fazemos diariamente.
Entretanto, frequentemente temos recebido denúncias de nossos visitantes sobre reproduções de nossa produção intelectual em outros sites. Uma reprodução apenas de partes de um texto, sem a devida citação, configura plágio. Plágio é a apresentação feita por alguém, como se de sua própria autoria, de um trabalho ou obra intelectual feito por outrem. Se houver a citação, mas de forma incompleta, isto constitui-se apenas um descumprimento de normas de citações e referências bibliográficas. Entretanto, uma reprodução integral de um texto, mesmo que indicando a fonte, porém sem autorização do autor, é mais grave e pode se constituir crime de violação de direitos autorais, como definido pela Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98.
Não nos ofendemos nem nos sentimos prejudicados com isso, uma vez que nosso trabalho não tem objetivos comerciais. Vemos os plagiadores com um misto de pena e simpatia. Pena, pela falta de ética demonstrada e pela incapacidade de produzirem conhecimento próprio. Simpatia, por reconhecê-los como incontestes admiradores de nosso trabalho. Afinal, produzir e distribuir conhecimento em troca apenas de reconhecimento do público é nosso objetivo principal. Preferimos ser reconhecidos, mesmo que por desonestos, do que ignorados. Além disso, o fato de nosso trabalho estar sendo copiado é uma prova de qualidade.
Muitos dos responsáveis pelos sites identificados, ao serem contactados por nosso consultor jurídico, têm se mostrado compreensivos colocando referência à fonte ou retirando nossos materiais de suas páginas. A lista abaixo contém alguns exemplos de plágio flagrante.
- PowerPoint assinado por Diana Benevides e disponível em <http://materialinglesfe.files.wordpress.com/2012/11/historia-da-lingua-inglesa-slides.pptx>, exibe mais de 80% de seu conteúdo plagiado do nosso texto sobre a História da Língua Inglesa, sem qualquer referência à fonte.
- O site PASSEIDIRETO.COM, sob responsabilidade de André Simões, reproduz integralmente nossa página sobre a História da Língua Inglesa sem qualquer referência à fonte em <https://www.passeidireto.com/arquivo/22002559/portfolio-5/2>.
- Luiz Fernando Lunardello, de Caicó-RN, reproduz integralmente nossas página sobre Falsos Cognatos e O que É Língua sem qualquer referência à fonte em <http://elevateyourenglish.blogspot.com.br/>, além de trechos de nossa página sobre Interpretação de Textos.
- O site http://professor-railson-luiz.webnode.com/, sob responsabilidade de Railson Luiz da Silva, reproduz integralmente nossa página sobre Sinalização Fonética sem qualquer referência à fonte em <http://files.professor-railson-luiz.webnode.com/200001045-1cc0d1db9b/Sinaliza%C3%A7%C3%A3o%20Fon%C3%A9tica.pdf>.
Para contato conosco:
.
Histórico do Site | Missão | Menu Principal | Mensagens do Público | Equipe | Patrocinadores