Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  Josi
E-mail:  não-disponível
Data:  17/ABR/2020 6:38 PM
Assunto:  WAS / WERE

Mensagem: 
Q #90: "Were" as subjunctive
Ricardo,
Gostaria que você e sua equipe esclarecessem uma dúvida que estou tendo. É a respeito do uso de "were" com a pessoa no singular, como eu vi em um texto num livro da Cambridge University Press que tenho. A frase é a seguinte: "... if one American were to give another a present...". Por que "were" foi usado se a pessoa está no singular? Gostaria de agradecer desde já a atenção dispensada. Regina <campos*aol.com.br> Apr 7, 98

A: Prezada Regina,
A ocorrência de "were" na terceira pessoa do singular refere-se ao subjuntivo (past subjunctive) em inglês. Corresponde ao "fosse" ou "estivesse" do português. Mais um exemplo: "The dog growls as if it were jealous."

Na prática pode-se dizer que o passado do subjuntivo do português corresponde sempre ao simple past do inglês. Ex:
          Eu estudaria francês se tivesse tempo. - I would study French if I had time.
Numa visão gramatical mais rígida, entretanto, esse simple past tem que ser classificado como past subjunctive, sendo diferente de simple past apenas no verbo to be. Entretanto, em muitos casos, em linguagem informal, é perfeitamente aceitável que o "were" seja substituído por "was". Ex:
          If John were here, we would learn the truth. = If John was here, we would learn the truth.
Ricardo - EMB

Fonte: https://www.sk.com.br/sk-perg3.html#90

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
WAS / WERE  –  Ella  15/ABR/2020, 1:29 PM
WAS / WERE  –  PPAULO  15/ABR/2020, 5:37 PM
 WAS / WERE  –  Josi  17/ABR/2020, 6:38 PM
WAS / WERE  –  J.S.  21/ABR/2020, 2:22 PM
WAS / WERE  –  PPAULO  22/ABR/2020, 6:17 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K